terça-feira, 14 de maio de 2013

Prefeitura instala primeiro pluviômetro do Vale do Cuiabá



A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil instalou, na manhã desta segunda-feira (13/05), o primeiro pluviômetro do Vale do Cuiabá, na Escola Theodoro Machado. A instituição foi escolhida para receber o equipamento por ser considerada um ponto estratégico para a Defesa Civil na localidade.
Segundo o secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente coronel Rafael Simão, a implantação dos pluviômetros oferece “um novo instrumento para aferição da quantidade de chuvas que cai sobre o município, promovendo a melhora na resposta e prevenção”.
A diretora do colégio, Luiza Coelho da Conceição, aprovou a iniciativa da prefeitura. “Esse aparelho vai ser ótimo para a nossa região, pois nos trará mais confiança. Caso haja algum perigo, a Defesa Civil ficará logo sabendo e mandará suas equipes”, ressaltou.
Já na parte da tarde, foi a vez de Nogueira receber o seu pluviômetro, na Escola Municipal de Águas Lindas. Agora, a cidade já conta com 27 desses aparelhos, que são fundamentais para a prevenção de acidentes.
“Esse aparelho nos permite saber, lá na secretaria, que fica no Centro da cidade, o quanto está chovendo nesta região”, afirmou o chefe do setor de Alerta e Alarme da Defesa Civil, Vitor Junior.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, doou cinco aparelhos para a prefeitura mês passado. Desses, o primeiro foi instalado na unidade do Corpo de Bombeiros de Itaipava, dia 16 de abril. Ainda serão instalados mais dois pluviômetros no Vale do Cuiabá. Até o final do ano, serão instalados mais 49 aparelhos, todos em locais estratégicos.

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário