PUBLICIDADE

Campanha do Outubro Rosa é lançada nesta semana. Veja programação



Prefeitura e APPO iniciam atividades de conscientização em todo município
3 mil mulheres serão agendadas para realizar mamografia


Iniciando a Campanha do Outubro Rosa deste ano, a prefeitura e a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) uniram forças para proporcionar a conscientização da detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero. A Secretaria de Saúde irá realizar 3 mil exames de mamografia, 1.600 apenas no Hospital Alcides Carneiro, além de um Dia D de coleta de preventivo e exame clínicos das mamas em todas as unidades de saúde no dia 21 de outubro.

A abertura oficial do Outubro Rosa ocorre nesta quinta-feira (05.10), às 19h, com a inauguração da iluminação arquitetônica do Palácio Sérgio Fadel e o lançamento da música tema da campanha.

No levantamento de 2016 a Saúde registrou 22.336 usuárias do Sistema Único de Saúde. Destas, 4.564 realizaram o exame. Este ano, de janeiro a setembro, foram realizadas 7.350 mamografias, sendo 4.209 apenas na faixa etária alvo preconizada pelo Ministério da Saúde - de 50 a 69 anos. O número de preventivos aumentou em 50% em relação ao último ano, com 13.406 coletas até setembro.

O município reforçou a estratégia de prevenção e a pactuação para ampliar a oferta de mamografias para reverter os baixos índices do ano passado. O prefeito Bernardo Rossi destaca que as ações de prevenção ao câncer de mama devem ser mantidas diariamente, uma vez que em média 45 mulheres morrem por ano de câncer de mama.

“Nós abraçamos a causa, hoje não há fila para coleta de preventivo e os agendamentos de mamografia estão ocorrendo diariamente. Todos os fluxos e equipes de enfermagem passaram por formação continuada para poder realizar a coleta e o exame clínico das mamas em todas as pacientes da Atenção Básica. Assim ampliamos o acesso à prevenção nas estratégias de promoção de Saúde”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

“Tínhamos esse desafio na gestão, realizamos em nove meses praticamente o mesmo número de exames que foram realizados durante todo ano de 2016, mas apenas no público-alvo que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que são as mulheres de 50 a 69 anos. A mamografia é um exame importantíssimo para mulher, pois se diagnosticado precocemente é o câncer que mais apresenta chances de cura.”, avaliou Silmar Fortes, secretário de Saúde.


APPO comemora 25 anos de fundação

Responsável por proporcionar a assistência a mais de 700 pacientes com câncer, a APPO irá comemorar 25 anos de fundação no dia 21 de outubro e a prefeitura apoiará realização de uma ação social que ocorrerá na Praça da Liberdade. A presidente da APPO, Ana Cristina Mattos, antecipa que este ano buscou uma ação global que envolvesse setores e serviços da prefeitura além de parceiros culturais e de beleza.

“Queremos dar um presente aos petropolitanos que tanto nos apoiaram  nesses 25 anos. Junto à prefeitura, pensamos em uma ação que proporcionasse orientações de cidadania, jurídica, de saúde, bem-estar, cultura e beleza. Será uma grande festa durante todo o dia com uma programação variada”, afirma Ana Cristina Mattos.

            Este ano, o slogan da campanha da APPO é: “Sua Saúde está em suas mãos. Cuide Agora, Cuide Sempre”. Além das palestras que são realizadas em escolas, associações de moradores, empresas, Postos de Saúde, dentre outros, diversas ações serão realizadas na cidade. 

“No dia 28 de outubro, sábado, às 15h, é o momento mais esperado com a tradicional caminhada que encerra a campanha do Outubro Rosa em Petrópolis, que este ano traz a música tema composta pelo GRBC Guerreiros da Vinte, vai sair da Catedral São Pedro de Alcântara e percorrer as principais ruas do centro da cidade, seguindo em direção ao Palácio Sérgio Fadel, sede da Prefeitura Municipal. A meta é colorir de rosa todas as ruas por onde passar, chamando a atenção e alertando para a importância da detecção precoce do câncer de mama, tanto para o tratamento, quanto para o aumento da possibilidade de cura”, declara Ana Cristina Mattos, presidente da APPO.


Outubro Rosa
Programação:
- 04/10 – Abertura Câmara Municipal e iluminação dos Monumentos na Cidade
Horário: 19h

- 05/10 – Abertura no Palácio Sérgio Fadel 
Horário: 19h
- 06/10 – Jantar Beneficente “Outubro Rosa”
Local: Maison Magamez
Horário: 20h
*Ingressos: R$ 120,00 (à venda na sede da APPO)

- 15/10 – “Vida em Toque” – com a atriz Christiane Carvalho e direção de Fábio Branco
Local: Theatro D. Pedro
Horário: 20h

- 21/10 – APPO em Ação – Comemorando os seus 25 anos
Praça da Liberdade
Horário: a partir das 10h

- 28/10 – Caminhada Outubro Rosa
Catedral São Pedro de Alcântara

Horário: 15h

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE