PUBLICIDADE

Faixa exclusiva para ônibus é criada em Itaipava, em teste da CPTrans


 A CPTrans realiza em Itaipava, hoje e amanhã, testes de trânsito na Estrada União e Indústria na altura do supermercado Extra. O objetivo é criar uma faixa exclusiva para ônibus no sentido Centro, de cerca de 400 metros, para a passagem das linhas urbanas entre a rotatória próxima ao Terminal Itaipava e a Serraria Itaipava. A intenção é verificar se a alternativa diminui o tempo de viagem dos ônibus que utilizam o itinerário, melhorando o dia a dia dos usuários de transporte coletivo. Em ambos os dias os testes estão programados para ocorrer entre 15 e 17h.
            Durante os dois dias de testes que serão realizados em Itaipava agentes da CPTrans estarão no local orientando os motoristas e pedestres sobre as alterações provisórias. Engenheiros de trânsito também acompanharão o serviço e irão apontar, em relatório, se os resultados obtidos são ou não satisfatório. Os dados, juntamente, com o resultado dos tempos ganhos nas viagens serão cruzados para saber se a mudança será aplicada. Outros testes também poderão ser solicitados no mesmo local em diferentes dias e horários para saber o comportamento do trânsito.
            “Os pontos onde estamos realizando os testes foram identificados como locais de retenção, onde a viagem fica comprometida porque os ônibus ficam muito tempo em trechos pequenos. Criando uma faixa extra, estamos tirando o ônibus do fluxo intenso e dando a possibilidade de que ele avance trechos importantes que, no fim das contas, será fundamental para diminuir o tempo total da viagem. Significa, na prática, usuários de ônibus chegando mais rápido aos seus destinos”, destaca o diretor-presidente da CPTrans, Maurinho Branco.
            As mudanças que serão analisadas pela CPTrans, em Itaipava, faz parte de uma série de testes que vem sendo realizados pela companhia na tentativa de diminuir o tempo total de viagens dos veículos de transporte público. Esta semana, faixas seletivas foram criadas na Paulino Afonso e Montecaseros excluindo a possibilidade de conversão à esquerda. Na semana anterior, uma mudança foi feita na Avenida Tiradentes, autorizando que os ônibus urbanos que seguiam da Avenida Imperatriz utilizassem o trecho em direção à Koeler, ao invés de seguir pela Raul de Leoni e Ipiranga.
            O diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira, destaca as conquistas importantes que a companhia fez ao longo dos últimos 15 meses. Além do pagamento de dívidas, a companhia conseguiu aumentar em 20% o número de de viagem das linhas de ônibus do município. Na prática, significa dizer que houve 12.300 viagens a mais em 2016.
“Isso se deve a um trabalho rigoroso de fiscalização, onde a nossa principal prioridade é o usuário de transporte público. É inadmissível que o usuário seja penalizado por atrasos e descumprimentos de horários. Assim como estamos buscando melhorar o trânsito para garantir viagens mais rápidas, as empresas devem garantir veículos saindo nos horários e com qualidade”, destaca Luciano.
Ao longo do 2017, as cinco empresas autorizadas a funcionar na cidade receberam 1.661 multas, a maioria delas, 1.305, foi como punição por deixar de realizar viagem determinada. Petrópolis conta com 350 ônibus em operação e transportou 50 milhões de passageiros por 25 milhões de quilômetros percorridos – o suficiente para dar duas vezes a volta na Terra. O município tem, atualmente, um ônibus saindo de seus pontos finais a cada 12 segundos.

Aplicativo Vá de Ônibus também facilita a vida do usuário de transporte público
Com mais de 12 mil acessos de diferentes dispositivos, o aplicativo Vá de Ônibus é um importante aliado para o planejamento da rotina dos usuários do transporte público. Lançado durante da 14ª Conferência Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), em fevereiro, ele está disponível para smartphones com Android e iOS além de poder ser utilizado pela internet no site www.vadeonibus.com.br. Pelo app ou pelo site é possível calcular rotas, localizar os pontos de ônibus mais próximos ao usuário, consultar itinerários para seguir de um ponto ao outro da cidade de todas as 241 linhas urbanas disponíveis em Petrópolis, além de saber exatamente em qual localização do itinerário o usuário está.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE